Palestrantes

Palestrantes Confirmados:

Prof. Ricardo Sant’Ana – Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências e Engenharias, Campus de Tupã, em regime de dedicação exclusiva. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista e livre-docente em Sistemas de Informações Gerenciais pela UNESP. Possui especializações em Orientação à Objetos (1996) e Gestão de Sistemas de Informação (1998). Membro do Grupo de Pesquisa – Novas Tecnologias em Informação GPNTI-UNESP. Atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados ao Ciclo de Vida dos Dados, Transparência e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã, onde coordenou os cursos de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor, integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004.


Juliano Anderson Pacheco – Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ciências da Computação, ênfase em Estatística, e Doutor em Engenharia de Produção, ênfase em Inteligência Organizacional, ambos também pela UFSC. Atuou como Professor e Coordenador de Curso Superior de Tecnologia, e como Coordenador da Faculdade de Tecnologia do SENAI/SC em Florianópolis (CTAI). Atua como Analista de Inteligência no Observatório da Indústria Catarinense, área integrante da Diretoria de Desenvolvimento Institucional e Industrial (DIRIN) na FIESC.


Carina Friedrich Dorneles – Professora Adjunto no INE da UFSC (em afastamento sem remuneração desde maio/2017). Bolsista PQ 2 – CNPQ de março/2011 a março/2017. Atua em pesquisa, ensino e orientação nos níveis de IC, graduação, mestrado e doutorado. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFSC de out/2015 a maio/2017. Durante o período de doutorado, realizou estágio sanduíche na University of Washington, Seattle, EUA, no grupo de pesquisa de Banco de Dados e Inteligência Artificial, sob a supervisão do prof. Alon Halevy. Em 2016, atuou como Coordenadora do CTIC/SBC e Coordenadora do WTDSI do SBSI/SBC, além de membro do Comitê Especial de Avaliação da FAPERGS em 2016. Seus interesses de pesquisa incluem as áreas de Gerenciamento de Dados, Recuperação de Informação, Mineração de Dados com ênfase na Web, Descoberta de Conhecimento e Extração e Matching de Informação. Coordena e participa de projetos de pesquisa na área, com publicações científicas em periódicos e anais de conferência de boa qualidade. Participa também como membro de comitês técnicos de programa conferências e workshops realizados no Brasil e no exterior. Atua como revisora Ad hoc de agências de fomento como CNPq, Capes, FAPESC, FAPERGS e FAPESP, bem como CTIC/RNP. Participa como revisora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais desde 2000. Atuou como membro do Comitê de Educação da Sociedade Brasileira de Computação entre 2013-2015 e como Coordenadora de Fomento e Apoio à Pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC (PROPESQ/UFSC) no período de 2012-2013. Participa de projetos de colaboração internacional, dentre eles o projeto VIDAS, com a França, dentro do programa CAPES/COFECUB. Em 2005, foi co-idealizadora da Escola Regional de Banco de Dados, e da Sessão de Demos do Simpósio de Banco de Dados. Atuou como Editora da Coluna Bits, Bytes e Batom da revista eletrônica SBC Horizontes.


Everton Gubert – Analista de Sistemas formado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Membro do Conselho da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia). Membro do Conselho da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). Sócio-Fundador da Agriness – empresa Líder na América Latina em soluções de gestão para a Suinocultura Autor do Livro Suino Cultura e a Metodologia do Pensamento+1

 


Celson Pantoja Lima – Pós-doutorado no grupo Industrial Performance Center (IPC) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge, Estados Unidos, de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2015, atuando essencialmente num projeto da Confederação Nacional da Indústria, liderado pelo SENAI, focado em inovação para a Indústria Brasileira. Pós-doutorado junto ao Centre Scientifique et Technique Du Batiment, CSTB, Sophia Antipolis, França (2002), atuando na área de Gestão do Conhecimento. Ainda no CSTB trabalhou como pesquisador atuando essencialmente em projetos Europeus de pesquisa, entre Abril de 2002 e Dezembro de 2007. Foi professor da Universidade Nova de Lisboa, no departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores entre Janeiro de 2008 e Fevereiro de 2011. Desde Fevereiro de 2011 é Professor do Programa de Computação na Universidade Federal do Oeste do Pará e atualmente responde pela Coordenação do Programa de Doutoramento da UFOPA intitulado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND). De Junho de 2012 a Novembro de 2013 ocupou o cargo de Diretor do Instituto de Engenharia e Geociências da UFOPA. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade Nova de Lisboa (2001). Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas onde possui doutorandos ativos: Gestão do Conhecimento (2 doutorandos), Ecossistemas de Inovação Industrial (1 doutorando), Inovação na Educação (2 doutorandos) e TI para eficiência energética (2 doutorandos na Universidade Nova de Lisboa). Publicou mais de 120 artigos completos (periódicos, capítulos de livro e conferências internacionais), orientou 12 mestrados e 5 doutorados (Universidade Nova de Lisboa, Portugal, UFSC e CSTB, França). Participou ativamente em projetos europeus de pesquisa no período de Outubro de 1992 até Fevereiro de 2011, tendo sido membro de comitês científicos de inúmeras conferências internacionais e revisor de revistas científicas. Em 2009 participou da final mundial da competição Imagine CUP (patrocinada pela Microsoft) no Cairo, categoria de software design, como mentor da equipe do departamento de Engenharia Electrotécnica da Universidade Nova de Lisboa.


 José Leomar Todesco – Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC (1991 e 1995, respectivamente). Atualmente é professor associado III do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Sistemas de Informação na graduação, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e como pesquisador do Instituto Stela. Tem experiência na construção de Sistemas de Informação, com ênfase em Data Warehouse, Inteligência Artificial e Engenharia do Conhecimento, com interesse principalmente nos seguintes temas: business intelligence, engenharia de ontologias, sistemas de informação, representação de conhecimento, web semântica, processo de publicação de dados abertos no formato linked data.


 Luis Fernando Sayão – Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Coência e Tecnologia (UFRJ/IBICT) e doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT (1994). Trabalha desde 1980 na Comissão Nacional de Energia Nuclear onde já exerceu os cargos de: chefe do Centro de Informções Nucleares (CIN); chefe da Divisão de Tecnologia da Informação; coordenador-geral de Informática; representante do Brasil no INIS – International Nuclear Information System (AIEA/ONU); coordenador-geral da RRIAN – Red Regional de Información en el Área Nuclear. É conselheiro do CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos, membro do Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ; docente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiroe e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro do Comitê Técnico-Científico do IBICT e da Comissão de Ensino da CNEN. Tem como áreas de interesse: bibliotecas digitais, publicações eletrônicas, interoperabilidade, bases de dados, curadoria de dados de pesquisa e preservação digital.


Matheus Anversa Viera – Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase em Computação Paralela e Distribuída. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento de Dados na Neoway, onde lidera todo o Processo de Produção de Dados e faz gestão dos times de desenvolvimento. Possui experiência com planejamento estratégico e financeiro de negócios, bem como com gestão de equipes.

X

X


Michel Avila – Formado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Michel trabalha na área de bancos de dados desde 2003, com ênfase em recuperação de informação, modelagem, processamento e armazenamento de dados. Em 2013, começou a trabalhar também com bancos de dados em grafos e análise de redes sociais. Em 2015, deu início a um programa de governança em dados na Neoway, pelo qual é responsável atualmente, como CDO.